Bicicleta elétrica é a mais rápida em desafio intermodal em Curitiba

Uma bicicleta elétrica conduzida pelo engenheiro florestal Luiz Eduardo Wolff foi a vencedora do Desafio Intermodal, disputado nesta sexta-feira (31) à noite em Curitiba. O tempo registrado por Wolff foi de 16 minutos e 40 segundos, o recorde nos seis anos em que a prova foi disputada.
Participaram da competição 39 competidores, usando sete diferentes tipos de transporte, incluindo carro, ônibus, bicicleta. Teve quem fez o trajeto a pé. A prova é organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo analisar a melhor alternativa para se locomover dentro da cidade em horário de pico.
O trajeto do Desafio tem como únicos pontos fixos a largada (no Campus Politécnico da UFPR), uma passagem intermediária (no Campus Central da UTFPR) e a chegada (na Praça Santos Andrade). Desde que passassem por esses locais, os participantes podiam escolher o percurso que julgassem mais conveniente.
Para o vencedor da disputa, o resultado serve como incentivo para que as pessoas usem bicicleta no deslocamento em Curitiba. “Ainda temos dificuldades. Para desviar dos veículos, tive de andar bem no canto da rua, que estava muito sujo. Mas temos de apostar na bicicleta. É a única solução para o Centro”, diz Wolff. O empresário conta que usa a bicicleta todos os dias para ir ao trabalho, num percurso de 30 quilômetros contando ida e volta.
As bicicletas venceram todas as edições do Desafio Intermodal. Neste ano, a novidade foi a participação das bicicletas elétricas.